Se puder ler hoje...

Meu gosto pela leitura começou quando eu tinha uns três anos lendo "Maneco Caneco, chapéu de funil", mas perdi este livro que ganhei da minha Tia Renata poucos anos depois. Foi então que comecei a procurar e a ler outros, para achar meu novo livro/texto predileto. Essa tarefa é muito difícil, mas depois de tantos anos já tenho alguns favoritos...

Se você me perguntasse hoje: "hey Gabi, qual texto/livro/autor você mais gosta?", eu com certeza diria que adoro crônicas e sugiriria quatro textos excelentes:

- Homem no Mar, do Rubem Braga;
- Ser brotinho, do Paulo Mendes Campos;
- O nascimento da crônica, de Machado de Assis.

Opa, faltou um! Mas esse é um livro-reportagem e não crônica. Mistura história de uma pessoa, do Brasil e muito jornalismo investigativo. A idéia de tornar uma história individual em história pública é algo que me encanta, e posso dizer que Fernando Molica, um dos meus escritores e jornalistas prediletos, faz isso com maestria.

Para quem gosta de histórias reais, "O homem que morreu três vezes" é uma boa escolha. Só aviso que depois de ler esse livro viciei nos textos dele, agora não tem mais jeito. Assim que terminei de ler, minha vontade era sair correndo atrás de uma história tão boa; confesso que ainda não desisti!

Esse comentário pareceu mais um "minutos de cultura com Gabi", mas estou longe disso. Aliás, não estou nem um centímetro perto...

PS: se você achar um "Maneco Caneco, chapéu de funil" perdido por aí ou se tiver um e nem der bola para ele, pode me mandar por sedex. Eu passo meu endereço! risos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Me dá um abraço?

Oportunismo disfarçado de bondade; oportunismo que se ostenta...

Não sou obrigada...