Bem ou não, que esteja sambalelê!

Dizem que Sambalelê realmente não tem lá muita sorte. Mesmo doente e com a cabeça quebrada todo mundo quer lhe dar uns tapinhas, só por diversão. Talvez isto explique porque eu odiava tanto esta canção infantil; pensava que se não a cantasse poderia deixar o coitado em paz para se recuperar, tranqüilo em sua casa. Lembrando com vergonha disso muitos anos depois e bem mais crescidinha (deixando a altura de lado), hoje vejo ‘sambalelê’ de uma maneira bem diferente...

“Já sei, lá vai ela escrever algo chato ou romântico sobre o tal de Sambalelê!”, podem dizer os que leram o primeiro parágrafo, mas não é bem assim. Nunca tive uma paixão arrebatadora pelo tal da cabeça quebrada e não gosto de romantismo, o Rafael sabe muito bem. Apenas comecei a escrever isto por ter uma relação amistosa com a palavra ‘sambalelê’, que considero muito interessante.

Não sei se a culpada desta minha opinião foi a Ruth Rocha, que tem uma coleção de clássicos que leva este nome, ou se é porque 'sambalelê' é uma mistura perfeita de duas outras palavras tipicamente brasileiras: samba, um dos ritmos mais característicos do país, e de lelê, um substantivo masculino bem mineiro que, apesar de significar confusão e barulho, deixa a palavra ainda mais charmosa.

Ah, chega de justificativas! Só tenho a dizer que apesar de significar ‘cantigas de roda’ (pelo dicionário), ela se encaixa em tantas situações cotidianas que criei minhas próprias definições para poder usá-la sem medo. Por isso, para mim, tudo pode estar bem sambalelê, de uma forma boa ou não, isso nem me importa.

Pelo menos posso usar a palavra que mais gosto quando bem entender, à moda sambalelê...

Comentários

ARMANDO MAYNARD disse…
Você me fez lembrar minha mãe, que quando ouvia ou via uma comfusão acontecendo, costumava dizer: "eita sambalelê".Um abraço Armando (lygiaprudente.blogspot.com)
Done Zine disse…
Gabi, vc não acredita.. tem mais gente que ouvia falar Chico Anysio... eu não sou a única louca do planeta!!!!! Veja o Jup junto com as aspas ... não deixaram por tags...rsss beijos!
Gabriela Angeli disse…
Oi, Armando!

Existe coisa melhor do que relembrar as pessoas que amamos? Eu falo assim também! rsss...

Muito obrigada pelo recadinho, um super beijo!


********************************

Marcinha, minha querida!

Acredita que de tanto falar Chico Anysio o dia todo eu não lembro mais como se canta a música da forma correta, menina?

Sinceramente a Bette Davis Eyes nunca seria a mesma sem você! rs

Beijos! rs

Postagens mais visitadas deste blog

Me dá um abraço?

Apenas dois parágrafos sobre Marina...

Oportunismo disfarçado de bondade; oportunismo que se ostenta...