E a ideia deste povo continuará com acento...

Vou dizer que ando decepcionada com a falta de interesse das pessoas e com o que é dito e escrito por aí. Outro dia estava ouvindo a rádio Nova Brasil e os apresentadores do programa Radar fizeram a seguinte pergunta aos ouvintes: você já procurou saber algo sobre a nova reforma ortográfica?

Eu, a caminho de casa, logo imaginei que era impossível uma pessoa não se preocupar com a língua materna e com as mudanças que ela sofreu recentemente, afinal este assunto está em pauta há no mínimo oito meses. Logicamente sempre haverá os que não se preocupam, mas por ter sido um assunto tão falado julguei que a resposta positiva seria esmagadora, até porque a escrita está presente em cada parte de nosso dia. E foi aí que tive plena certeza de que a realidade sempre é pior do que se imagina.

Ao contrário do que eu poderia imaginar mais de 55% dos ouvintes não procurou saber sobre as mudanças na ortografia; e este resultado me deixou seriamente preocupada e emputecida. Aliás, só serviu para fomentar ainda mais minha raiva pela falta de interesse das pessoas em procurar informação e tentar melhorar sua formação cultural.

Não sei se é uma preguiça enorme que toma conta da mente destes indivíduos, porém é muito doloroso ver que a maioria dá mais valor às fofocas e informações insignificantes e esquece de sua educação continuada. Ao invés disso, adora promover a multiplicação de conteúdo inútil e pouco se interessa por aquilo que realmente será válido pela vida toda. Afinal, para que serve o conhecimento?

Ah! Talvez esta falta de interesse explique porque ainda vemos imagens como esta abaixo:

Não sei de quem é esta foto, não chegou identificada. Caso você saiba me avise, para creditá-la da forma que ela merece. Daniel, obrigada por me encaminhar a imagem!

Comentários

O descaso com que as pessoas encaram os assuntos "escrita" e "conhecimeto" é muito doloroso e revoltante. Somos obrigados a viver se deparando com mensagens como esta da imagem e ficar cada vez mais descontente com o povo que habita o nosso país.
MARU disse…
Eu acho, que o mayor problema dos países, é a ignorância voluntaria de seus habitantes.
Em todos os sentidos.
Se nós mesmos näo têmos interés, das coisas que acontecem em nossa casa, que é nosso pais, nosso mundo, como vamos a pedir que nossos políticos tenham?
Na España há um dito, "Cada país têm o governo que se merece"
Entendam, país, democráticao.
E é verdade.
É duro de dizer, mas é verdade.
Nós escutamos cuando os candidatos falam?
Nós leemos o programa eleitoral?
Nös ajudamos, cumprindo a nossa obrigaçäo de pessôas que conformam uma sociedade?
Näo?
Entäo näo podemos reclamar nada.
(Quero pedir perdäo, presisamente neste postagem que fala da "escrita" por causa dos errores que tenha cometido, mas näo tenho muitas ocasiöes de falar-escreber em portugês).
Tenho que confessar, que o traductor é pior que eu.....
Um beijo grande, e muito obrigado por seu presente (a maria mole),
Anuska disse…
Sinto isso aqui na Europa relativamente às eleições, aos temas que não dizem só respeito a Portugal mas ao espaço europeu, ninguém quer saber, ninguém se preocupa, limitam-se a olhar para o próprio umbigo, ou falam só por falar, só para falar mal e criticar sem sequer saber do que falam.
Anônimo disse…
Feio é escrever errado, mas sobre a nova gramática, muitas vezes se trata de uma questão de hábito. Como na Europa, onde até hoje há pessoas mais velhas ainda têm como referência suas antigas moedas, mesmo com a implantação do Euro.

Sou tolerante com as pessoas que usam ainda a antiga gramática, mas de forma correta. A nova gramática vai pegar mais para as próximas gerações de alunos formandos.

Com exceção, de jornalistas, professores, que trabalham om a palavra.

Sou intolerante quando me deparo com "iscola", "talves", "acessor"...
Anônimo disse…
Feio é escrever errado, mas sobre a nova gramática, muitas vezes se trata de uma questão de hábito. Como na Europa, onde até hoje há pessoas mais velhas ainda têm como referência suas antigas moedas, mesmo com a implantação do Euro.

Sou tolerante com as pessoas que usam ainda a antiga gramática, mas de forma correta. A nova gramática vai pegar mais para as próximas gerações de alunos formandos.

Com exceção, de jornalistas, professores, que trabalham om a palavra.

Sou intolerante quando me deparo com "iscola", "talves", "acessor"...
MARU disse…
Gabriela,
EXITO TOTAL com a Maria Mole!!!!
obrigado.
O segrêdo é os 10 minutos que tem que bater, para que fique muito suave..........

Pode mandarme un link, donde eu possa ver esa reforma do lenguage do portugués do Brasil?
Mbgicado.
Um beijinho
Gabriela Angeli disse…
Hey, Gabys!

O problema é justamente a forma com que encaram as futilidades e as elevam ao extremo, esquecem de que precisam estimular o conhecimento.

Um beijo...

********************************
Oi, Luna!

Achei que seu comentário foi muito pertinente e super válido. O povo só reclama que não tem informação, mas pouco se importa em buscá-la, quer nas mãos e detestam a ideia de que precisam ter trabalho para fazer algo. E isso inclui informação de todo o gênero, como a política. O problema é bem mais embaixo do que podemos imaginar...

Que bom que gostou da receita! Lhe mandei por e-mail um guia com as mudanças na escrita, um beijo!

***********************************

Oi, Anuska!

É isto mesmo. Infelizmente este problema é comum em qualquer lugar, pois é muito mais fácil falar do que agir, do que querer mudar. É por isso que as coisas estão da forma que estão...

Muito obrigada pelo comentário e um beijo!

********************************

Oi, Flávio!

Então o imagino quando viu aquela imagem, com "almentar". O que acontece é que as pessoas têm preguiça de olhar em um dicionário e verificar a escrita das palavras. O pior é que existem professores e profissionais da área de comunicação que também se incluem nesta parcela da população que ainda não procurou saber sobre as mudanças. Pode acreditar que ouvi um comentário de um professor de física dizendo "Não sou professor de português, isto pouco me interessa", se esquecendo que ele é um educador, não importa sua formação.

É duro, mas vamos ver se aos poucos tudo muda..

Um beijo e obrigada pelo comentário,
Gabi.
Gabi querida, a fonte é essa:

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1054871-5604,00.html

Um beijo!
flávio disse…
ahhhh ai vaiu ma dica
tem um documentário chamado "língua, vidas em português", muito bom, vale a pena procurar, é produção nacional.
Gabriela Angeli disse…
Oi, Dani!

Muito obrigada pela fonte! Vou acrescentar lá!

Beijos!

*********************************

Oi, Flávio! Nossa sempre que tiver dicas assim pode deixar aqui que não me importo nenhum pouco! rs

Vou achar este doc e quero dar uma olhada, sim!

Beijos, obrigada pela dica!

Postagens mais visitadas deste blog

Me dá um abraço?

Apenas dois parágrafos sobre Marina...

Oportunismo disfarçado de bondade; oportunismo que se ostenta...