Quando o ruim está bom e o bom está ruim...

O dia está lindo lá fora. O céu está claro, os pássaros cantam, as flores enchem os olhos e enquanto todo mundo está lá, contemplando e dizendo em voz alta as maravilhas de um dia realmente bonito, lá vem um "Dito" - ou uma "Dita" - e já começa a colocar defeito em tudo: eu acho que está muito quente, o céu está claro demais, porque na minha opinião eu já vi dias mais bonitos que este (...) bem que hoje poderia estar um pouco mais frio, porque eu penso que dias mais frios e escuros são mais legais... e por aí vai um longo discurso que, na maior parte das vezes, chega no limite da redundância e da chatice, daqueles feitos sem critérios e - o pior - que não tem fim.

Com certeza você, leitor, conhece alguém com este perfil. Esta pessoa pode ser o seu vizinho, seu ex-marido ou namorado, seu ou sua colega de trabalho, sua namorada ou esposa durante a época da Tensão Pré-Menstrual - a famosa TPM - ou em todos os dias da vida dela, o pintor da sua obra,  a faxineira do seu escritório, o tiozinho da fila do banco ou da padaria. Enfim, há inúmeros seres humanos que adoram ser do contra em qualquer lugar e a qualquer hora, simplesmente porque sentem prazer em discordar de tudo, até daquilo que eles mesmos concordam. 

Notem, por favor, que não critico o fato de cada ser humano poder ter sua opinião sobre determinado assunto, sobretudo em um grupo em que os demais podem não aceitar o ponto de vista apresentado; mas falo sobre gente que adora ser contrária em qualquer situação, única e exclusivamente por ser e não por acreditar naquilo que diz ou pensa. Ainda não consigo compreender, sinceramente, como há pessoas que conseguem ter prazer ou tem a necessidade de achar que algo está bom quando todo mundo diz que está ruim e vice-versa, principalmente quando a ideia inicial do bate-papo não parte de sua mente contrária até ao contrário. Ser do contra, às vezes, é muito bom; já sempre é desnecessário e forçado.

Se o uso exagerado desta característica pode ser um reflexo da falta personalidade do cidadão ou a demonstração de sua insegurança e da escassez de suas próprias opiniões não sei responder. Aliás, melhor nem iniciar este tipo de discussão, pois quem é do contra nunca iria concordar até que alguém discordasse. Prefiro evitar mais um discurso sem fim...

Crédito da imagem: personagem "Do Contra", da Turma da Mônica.

Comentários

Saco de Bagulhos disse…
Sou do contra quando tenho de ser, expondo opiniões convictas, cheio de razão e com argumentações - mas nem sei bem se isso é ser do contra mesmo. Já fui muito do "contra" só por brincadeira, na maior zueira com amigos - aliás, até hoje faço isso, de leve. rs Agora, que dá vontade de bater nuns e outros, ah, isso dá! rs É um pessimismo exarcebado, reclamação o tempo todo! Quero distancia de gente assim. Se a pessoa faz isso no meu carro, solto logo uma música da P!nk no último volume! kkkk
Beijo
Gabriela Angeli disse…
Oi, Márcio, obrigada pela visita!

Exatamente sobre isso que eu quis falar: a reclamação o tempo todo e o pessimismo forçado. O bom mesmo é deixar isso de lado e colocar a P!nk para cantar! :)

Um super beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Me dá um abraço?

Apenas dois parágrafos sobre Marina...

Oportunismo disfarçado de bondade; oportunismo que se ostenta...