A democracia na aula de muay thai...


Após um dia do segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, logo depois de sair do trabalho, fui para a aula de muay thai, como de costume às segundas-feiras (quando consigo sair a tempo do serviço).  Chegando lá, enquanto passava a atadura, vivenciei a mais pura aula democrática: uma conversa com “representantes” legítimos da esquerda e direita, logo após da mais importante eleição do Brasil republicano.  

Enquanto os que defendiam a eleição de Jair Bolsonaro comemoravam a vitória, os petistas (e não petralhas nesse caso) participavam da conversa tirando sarro uns dos outros, usando as frases das memes e da autointitulada “resistência”, além das “fake news”, que foram amplamente divulgadas no decorrer da campanha eleitoral.

E fiquei lá, só observando com atenção aquele reboliço (muito democrático por sinal). E notando minha quietude,  perguntaram em quem eu tinha votado e, diante da minha resposta, imediatamente me incluíram nas brincadeiras e na conversa. Eram canhotas e destros debatendo da melhor forma possível.

Ao fim daquele “debate”, quando teria início a nossa aula, um deles – já senhor, petista roxo, daqueles que defendem o partido mesmo – virou para mim e disse: "independentemente de quem foi eleito, agora é torcer para que dê certo, pois estamos todos no mesmo barco, né?"

Ouvindo aquilo, logo atrás dele, o destro concordou imediatamente: “estamos mesmo, tomara que dê certo”!

Apesar das divergências, mesmo nessa polarização que o Brasil vive, só conseguia pensar que naquela simples conversa pré-treino eu vivenciava a mais completa manifestação de um sistema político no qual os cidadãos elegem os seus dirigentes. Era a democracia na prática, sem os extremismos que os militantes dos dois lados empregam e disseminam em redes sociais, nas universidades e afins.

Aquela conversa era justamente o Brasil que queremos, todos no mesmo barco, desejando o melhor ao País, sem a militância ridícula. Era o respeito nítido, de quem deseja só o melhor um ao outro

Comentários




E verdade e verdade amiga!

Remember Wiriyamu you coward? Our country of portugal was a Destroyer of all civilizations where we set foot! PT started the Slave Trade in 1441 and genocied millions of Indigenous, black, and brown peoples; not to mention the portuguese inquisition. We were the Cruelest Country Around bacalazinho meu!

https://www.h-net.org/reviews/showpdf.php?id=48115

Nao opinião sobre isso??? Só quer falar de andar em portugal
e nada mais? todo mundo rico?

E putugal que do que? E o mesma merda e pior povo no mundo! E verdade e verdade amigos! Ler meu blog pa mais informaciao, obrigado amigos meus (L)(L)(L)

Ahhhh putugal, putugal, putugal! Sempre, sempre, sempre chorando e chorando e chorando e chorando por tudo, sempre! Tudo mundo sabe que putugal e o pior merda no mundo, tudos! E mais na palavra "luso' e uma invencao! Tudo nossa historia e fenotipo e Cigano e Arabe. Nao somos lusos. E mais, e melhor que tudo putugal sei uma provincia do Espanha e pronto!

E nao trabalhos, sempre ficar nas sopas dos pobres tudos dias. Putugal e em estado do merda e nao fix. E verdade e verdade amigos. Esperamos que um tipo de mudança positiva aconteça em Putugal, pois mais de 50% da população, por necessidade, tem que ir às sopas dos pobres para comer. E também, uma melhora no crescimento dos empregos, já que eles estão no país. Por esta razão, muitas pessoas já vão para suas ex-colônias para buscar uma vida melhor e não retornam. Putugal está realmente atolado na merda e ninguém quer fazer nada sobre o assunto. Eles preferem viver em mentiras, o que é isso?

Que opina amigos?
Gabriela Angeli disse…
Obrigada pelo contato, senhor Nelson Braga Pinto Seite, desejo que a situação melhore para todos. Uma excelente semana!

Postagens mais visitadas deste blog

Me dá um abraço?

Oportunismo disfarçado de bondade; oportunismo que se ostenta...

Não sou obrigada...