O verdadeiro Girl Power x os discursos laxativos...


As Spice Girls voltaram oficialmente e anunciaram a turnê intitulada “Spice up your life”. Há poucos dias, em 24 de maio de 2019, regressaram mais plenas que nunca aos palcos, sem perder a majestade, com figurinos e personalidades únicas, reunindo com maestria tudo o que a gente quer e gosta numa boa e típica banda pop. Continuam com o mundo em suas mãos.

E eu, que vivi alegremente todo aquele frenesi dos anos 90, assim que soube do primeiro show, agi como uma mulher de 35 anos, adulta e madura: fui lá no meu guarda-roupa, tirei o pó dos três CDs delas, vi os encartes e imediatamente abri o Spotify. 

Logo em seguida, montei a playlist com as mesmas músicas da turnê 2019 e, ao ouvi-las, fiquei muito surpresa em perceber que relembrava todas as letras e as coreôs com maestria.

Mas deixando para lá o saudosismo de um tempo que nunca mais voltará, com a graças de Deus, comecei a relembrar o quanto elas - com aqueles figurinos e personalidades extravagantes, até estereotipadas (e que nós, fãs, gostávamos muito) - já defendiam e falavam sobre o empoderamento feminino de uma forma totalmente diferente do que se faz hoje em dia.

As cinco inglesas não defendiam um empoderamento "nutella" tal como o atual, que é (conta)dominado pelo politicamente correto ou por uma agenda de militância, que não permite a ninguém sair um milímetro da linha. O Girl Power das Spice Girls era raiz, de atitude e que mostrava humanidade, verdade e sanidade. Colocava totalmente no chinelo os laxantes e atuais discursos pré-moldados e lineares.

Aquele grito de Girl Power apimentado fazia barulho e não era exclusivo desse ou daquele público ou movimento. Ao contrário, absolutamente não fazia parte de uma agenda militante ou exclusiva de uma cambada chata para camaleão, para não escrever um palavrão. O Girl Power apimentado estava disponível a todos os que pudessem se identificar e ponto. Podem até dizer que era tão comercial quanto o que vemos hoje em dia, porém o que não se pode negar é que era muito mais aplicável à vida, justamente por não ser politicamente correto.

E se você duvida disso, meu total respeito. Só peço que ouça (e entenda) as canções “Who do you think you are”, “Do it”, "The lady is a vamp", a própria “Wannabe”, além da indispensável “Move over”.

Move over”, aliás, parece até um capítulo do apocalipse, que se reflete nos tempos atuais. Lançada em 1997 e escolhida para ser trilha sonora de um comercial da Pepsi, é quase uma previsão do que seria (ess)a próxima geração. Nesse verdadeiro hino do Girl Power há muitas palavras lançadas, até gritadas, imperativas e que parecem sem nexo. Mas também há uma mensagem bem clara e que poderia ser praticada por essa geração: para se semear uma boa semente, você deve ensinar e nunca pregar.  

Vivendo numa censura direcionada e aplicada aos que não seguem a agenda pré-estabelecida, posso dizer que tenho repúdio pela palavra empoderamento, sobretudo se acompanhada do adjetivo feminino e, consequentemente, de discursos pré-moldados. Cresci, afinal, ouvindo o verdadeiro grito de Girl Power, muito apimentado e que não era nem de perto politicamente correto. 

E com esse grito autêntico seguirei firme e feliz, com a minha playlist recém-montada, cantarolando que não devo me importar com o que dizem, porque há regras que existem para serem quebradas mesmo. Ao invés de me esconder, logo cedo aprendi que posso expor o que sinto (e penso) sem medo, inclusive sobre meu ranço em relação ao empoderamento laxativo, de qualquer segmento.

Come on and do it”, quem tiver vontade. "The race is on to get out of the bottom", finalmente...

Crédito da foto: Instagram oficial das Spice Girls.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Me dá um abraço?

Oportunismo disfarçado de bondade; oportunismo que se ostenta...

Apenas dois parágrafos sobre Marina...